sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pérolas I: Ghilas (Moreirense)

Nabil Ghilas (Moreirense FC)
Nabil Ghilas é um jogador franco argelino do Moreirense e tem dado nas vistas durante esta época. O caso não é para menos. O seu irmão, Kamel Ghilas, é um extremo veloz que passou pelo Vitória de Guimarães com algum sucesso mas o mais novo dos Ghilas é outro tipo de jogador, mais raro por estas bandas. Nabil é ponta de lança e daqueles com faro de golo.
Quem vê um jogo do Moreirense, logo repara num jogador com semelhanças físicas com o também franco argelino, Karim Benzema, jogador do Real Madrid. Mas com o decorrer do jogo, Ghilas mostra que não é apenas uma imitação barata do avançado do colosso espanhol. Com 1,83m de altura e 85kg de peso, é fisicamente possante mas não é um jogador estático nem lento. Pelo contrário, impressiona pela mobilidade que põe em campo. É frequente cair nas alas quer a combinar com o extremo na procura do espaço para aparecer a seguir, quer a conduzir a bola para efectuar um cruzamento. Também não é raro vê-lo a descer uns metros no campo à procura da bola, para organizar o ataque. Tem apenas de aprender a saber sair da sua posição de forma mais segura para não a deixar desamparada. Algo a corrigir com o aumento de experiência. Além disto, já leva 11 golos em todas as competições, 8 na Liga Zon Sagres, o que mostra a sua apetência para o golo.
Tem feito uma carreira segura, subindo passo a passo e evoluindo gradualmente. Começou a sua carreira profissional no modesto Cassis-Carnoux, clube que militava nos distritais franceses e, seguramente aconselhado pelo seu irmão, veio para Portugal, também para o Minho. Assinou pelo Vizela, da Segunda Divisão B portuguesa e, após uma temporada, saltou para o Moreirense, na II Liga. Foi várias vezes suplente utilizado e algumas vezes titular, tendo marcado apenas 4 golos em todas as competições. Após a subida à Primeira Liga, assumiu a titularidade de forma regular e também as rédeas do ataque do seu Moreirense. Agora com 22 anos, dá a impressão de estar pronto para subir mais uns degraus. Segundo a imprensa desportiva, o Sporting interessou-se nele neste mercado de inverno e, face à relutância do Moreirense para o vender a meio do campeonato, garantiu o direito de preferência sobre o jogador num caso de uma futura transferência. A ser verdade, é a prova de que há gente atenta à evolução deste avançado. Será sempre interessante seguir o seu desempenho nos jogos que restam. Se o Moreirense conseguir evitar a descida de divisão, em muito depende de um Ghilas inspirado na recta final do campeonato.

Sem comentários:

Enviar um comentário